quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Conhecendo a TV Escola




Aconteceu no nosso NTE Campos dos Goytacazes RJ 01, com a presença dos Mediadores de Tecnologia Educacional, a  oficina ministrada pela mediadora Renata Arrigoni “Conhecendo a TV Escola” que leva os professores a uma reflexão e discussão de como precisam incorporar em sua prática docente a utilização pedagógica do audiovisual. Debatemos alternativas para o uso adequado do audiovisual na sala de aula, discutindo uma proposta pedagógica, que se caracterize como uma forma de linguagem, de comunicação, gerando leitura, decodificação, descoberta e aprendizagem.
Discutimos algumas questões como: Qual é o valor de uma imagem dentro do processo educativo? Fotos, vídeos e ilustrações podem ser usados como suporte para as aulas?
Muito além do lápis e do papel, aplicada à educação, a tecnologia pode ser vista como uma grande caixa de ferramentas. Dela podem sair uma série de novos recursos a serem explorados tanto pelo aluno quanto pelo professor.


Educar com novas tecnologias é um desafio que até agora não foi enfrentado com profundidade.

Temos feito apenas adaptações, pequenas mudanças. Agora, na escola, no trabalho e em casa, podemos aprender continuamente, de forma flexível, reunidos numa sala ou distantes geograficamente, mas conectados através de redes de televisão e da Internet. O presencial se torna mais virtual e a educação a distância se torna mais presencial. Os encontros em um mesmo espaço físico se combinam com os encontros virtuais, a distância, através da Internet e da televisão.



Ao final da oficina, a Mediadora Renata disse: -"Eu sou suspeita em falar porque sou apaixonada pela TV Escola, espero que cada um aproveite uma ferramenta tão rica com seus professores em suas escolas de assessoria!"


Se você quiser saber mais um pouquinho sobre a oficina, entre em contato com o nosso NTE: - ntecampos@gmail.com ou deixe o seu comentário!
Aguarde as próximas oficinas! Vem aí  Prezi com a mediadora Silvane...

Nenhum comentário: