quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Duolingo



A Dica Pedagógica de hoje é da Mediadora de Tecnologia Educacional, Mary Jeanne. Vocês podem baixar como aplicativo no celular!

duolingo.jpgDuolingo é um site de ensino de idiomas gratuito utilizando uma plataforma crowdsourcing de tradução de textos.

O serviço funciona de maneira que os usuários progridam nas lições ao mesmo tempo que traduzem conteúdo real da internet.
oferece espanhol, francês,alemão, italiano e português para falantes de inglês, bem como inglês para falantes de português, espanhol e italiano.
O Duolingo oferece vastas lições de escrita e ditado, com menos ênfase na fala. 
O site possui uma árvore de habilidades na qual os usuários vão progredindo ao completar as lições. Além disso, existe uma seção de vocabulário, onde as palavras que já foram aprendidas podem ser praticadas.
Usuários ganham "pontos de habilidade" ao aprender conceitos sobre uma linguagem. Habilidades são consideradas como aprendidas quando os usuários completam todas as lições associadas àquela habilidade.
Os usuários começam com quatro "corações" nas primeiras lições e com 3 nas lições posteriores. 
Cada vez que o usuário comete um erro, um coração é perdido. 
Um usuário que perdeu todos os corações durante a lição deve recomeçá-la. 
O Duolingo também inclui uma opção de praticar com um cronômetro. 
O curso completo ensina mais de 2.000 palavras.
O Duolingo usa uma abordagem orientada a dados voltada à Educação.

BOA SORTE ESPERO QUE TODOS GOSTEM E OS ALUNOS APROVEITEM BASTANTE. 






Maiores informações sobre as nossas oficinas, entre em contato conosco pelo e-mail:ntecampos@gmail.com ou deixe um comentário.



Participe das nossas oficinas!

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Geogebra


A Dica Pedagógica de hoje é pra turma da Matemática! A Mediadora de Tecnologia Educacional, Kátia trouxe um pouquinho do Geogebra! Aproveite! Vamos desvendar os segredos da Matemática?



GeoGebra é um programa de matemática dinâmica, feito com o intuito de ser utilizado em sala de aula, o qual junta aritmética, álgebra, geometria e cálculo. O GeoGebra possibilita o desenho de pontos, vetores, segmentos, linhas e funções, e ainda, a alteração dinâmica deles, assim que terminados.
Com o GeoGebra também é possível inserir equações e coordenadas diretamente nos gráficos. Além disso, ele consegue lidar com variáveis de números, vetores e pontos, achar derivadas, integrais de funções e, até mesmo, oferece diversos comandos para a resolução de contas.

Você pode baixar como um aplicativo no seu celular e utilizar com seus alunos! 


No vídeo a seguir do Luiz C. M. de Aquino, vai nos apresentar o programa. 




Maiores informações sobre as nossas oficinas, entre em contato conosco pelo 
e-mail:ntecampos@gmail.com ou deixe um comentário.
Participe das nossas oficinas!

C.E. Nelson Pereira Rebel

Os professores do C.E. Nelson Pereira Rebel, tiveram a oportunidade de participar da Oficina de Sensibilização do Projetor PROINFO com a Mediadora Renata Arrigoni.



O Projetor Multimídia é um computador educacional que possui dispositivos para projeção, áudio e comunicação sem fio integrados. Foi desenvolvido para ser utilizado por professores em sala de  aula para projetar filmes, slides ou qualquer conteúdo que ajude a ilustrar a aula. Nesta oficina serão apresentados os recursos disponíveis nesta nova ferramenta tecnológica existente nas escolas, de forma que dinamize sua utilização.

Dinâmica &Avaliação:
A oficina terá dois momentos: No primeiro, será mostrado como ligar/configurar o projetor e, serão apresentados os recursos disponíveis para uso em sala de aula. No segundo momento, os professores terão a oportunidade de manuseio do equipamento, poderão praticar um pouco utilizando algumas das ferramentas mostradas.

Roteiro

           Boas vindas
           Slide - Projetor PROINFO
           Manuseio do equipamento pelos professores






Na oportunidade os professores sugeriram uma oficina para aprender os recursos do Power Point.

Maiores informações sobre as nossas oficinas, entre em contato conosco pelo 
e-mail:ntecampos@gmail.com ou deixe um comentário.



Participe das nossas oficinas!

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Voar ou não voar...


O que é , o que é...


Tem asas e bico mas não voa?


Se você acredita que o bule é a única resposta para essa charada,saiba que há uma lista de outras opções. 


Voar não é uma característica comum a todas as aves. A avestruz é um exemplo do grupo de aves conhecidas como ratitas, que abandonaram o voo. Elas são normalmente grandes e pesadas, têm asas curtas e o osso do peito achatado frontalmente, como o nosso.

Quer saber mais, acesse e veja tudo sobre as aves. 



Você pode baixar os vídeos e as Dicas Pedagógicas.




Qualquer dúvida de como baixar, salvar ou acessar os vídeos e as Dicas Pedagógicas, entre em contato.



Maiores informações sobre as nossas oficinas, entre em contato conosco pelo
 e-mail:ntecampos@gmail.com ou deixe um comentário.


Participe das nossas oficinas!



CE Atilano Chrysóstomo de Oliveira


A Mediadora de Tecnologia Educacional, Mariângela Santos, esteve no C.E. Atilano Chrysóstomo de Oliveira , para uma Apresentação do CAED/SAERJ – Simulados para o Saerjinho.






Como acessar;


Como montar o simulado;

Como acompanhar o desempenho da turma por disciplina e Sugestões do Caderno de Atividades Autorreguladas.

Maiores informações sobre as nossas oficinas, entre em contato conosco pelo e-mail:ntecampos@gmail.com ou deixe um comentário.


Participe das nossas oficinas!

C E José Francisco de Salles


A Mediadora Aparecida Viana, esteve no C E José Francisco de Salles para uma Reunião de Sensibilização com os professores e Equipe Pedagógica, sobre a importância e os benefícios dos Recursos Digitais Pedagógicos disponíveis no site do Conexão Professor e utilização do Banco de Itens – Configurar prova/ relatório resultado no site http://www.saerjinho.caedufjf.net/, alinhados ao Currículo Mínimo com o objetivo fazer um levantamento das deficiências de aprendizagem dos alunos e fazer novas ações pedagógicas necessárias.


Na ocasião, compartilharam ideias sobres as intervenções pedagógicas e projetos a serem desenvolvidos no 2º semestre/2014 e sobre os programas Autonomia, Reforço Escolar, SESI Matemática - FIRJAN e Leitura.


Maiores informações sobre as nossas oficinas, entre em contato conosco pelo e-mail:ntecampos@gmail.com ou deixe um comentário.


Participe das nossas oficinas!

C.E. José do Patrocínio

Oficina de Sensibilização para utilização de 
LTE e Linux Educacional



Foi realizada no C.E. José do Patrocínio, pela Mediadora de Tecnologia Educacional Karla Fabiani, uma oficina para professores interessados em utilizar de forma autônoma o Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE) da escola.
Os professores aprenderam os procedimentos necessários para iniciar uma aula usando o LTE e seus equipamentos.
Foram passadas informações desde ligar e desligar máquinas e demais equipamentos do LTE até o aparelho de ar condicionado.
Os professores também receberam informações sobre o Sistema Operacional Linux Educacional, disponível nas máquinas, BROffice e sobre a EduBar.

Maiores informações sobre as nossas oficinas, entre em contato conosco pelo e-mail: ntecampos@gmail.com ou deixe um comentário.



Participe das nossas oficinas!


C.E. Cel. João Batista de Paula Barroso


A Mediadora de Tecnologia Educacional, Judy Tinoco,  participou do planejamento pedagógico no C.E. Cel. João Batista de Paula Barroso, no dia 02/08/2014.


Pauta:
  • Vídeo motivacional;
  • Benefícios SAERJ/SAERJINHO para os alunos;
  • Inscrições para novas Oficinas de Tecnologia;
  • Escolha do Livro Didático do Ensino Médio;
  • Atualização do Plano de Aula.





Coleção Educadores


O MEC através do Portal Domínio Públicodisponibiliza 62 títulos da Coleção Educadores.



As obras são dirigidas aos professores da educação básica e às instituições de educação superior que atuam na formação de docentes, mas o acesso é livre no portal.
Paulo Freire, Anísio Teixeira, Jean Piaget e Antônio Gramsci, dentre outros, fazem parte da Coleção Educadores. Integram a coleção 31 autores brasileiros,  30 pensadores estrangeiros e um livro com os manifestos pioneiros da Educação Nova, escrito em 1932, e dos Educadores de 1959.


Acesse e confira as coleções e faça o download das obras no Portal Domínio Público.